Moisés - Driveclub
Dessa vez o meu review será sobre esse exclusivo da dona Sony, o Driveclub.
De fato a ideia é iniciar uma série de reviews de jogos de corridas e começarei pelo Driveclub.
Além de ser um exclusivo da Sony, como dito acima, o jogo está disponível apenas para plataforma playstation 4.
Apenas um adendo antes de começar. O que mais se vê em reviews e gameplay de jogos de corrida é a velha e boa comparação gráfica ou mesmo de estilo entre eles. Não é meu objetivo, pois cada jogo tem uma proposta.
Driveclub é um jogo lançado no final de 2014 e seu estilo é mais voltado ao arcade, mas com uma dose maior de dificuldade e de realidade, se comparado aos jogos da série Need for Speed, por exemplo. Essa dificuldade não chega aos detalhismos de simulação, como encontrado em Forza 5 e 6 e esse "meio termo" pode ter gerado as críticas bem divergentes entre sites especializados.
O jogo é separado em conjuntos de eventos que o jogador precisa cumprir, mas novamente, sem a rigidez de jogos no estilo simulação. Há uma certa liberdade de escolha entre qual evento participar, mas é claro que algumas conquistas de carros só serão alcançadas se cumprir determinados roteiros dentro dos eventos. Não existe um modo história ou algo parecido, são apenas eventos para aumentar sua "fama" e liberar alguns carros extras. A falta de uma história, de um personagem específico, também rendeu ao jogo algumas críticas ruins.
Originalmente o jogo vem com apenas 50 carros desbloqueados e mais 18 carros em DLCs. Caso adquira o season pass (super recomendado eu diria) terá mais 44 carros bacaninhas na garagem. Mesmo com aproximadamente 110 carros, ainda é pouco se comparado à títulos como Forza 6 e seus mais de 450 carros originais. Os veículos se dividem em 5 categorias: Hot Hatch, Esporte, Performance, Super e Hiper. Existe uma sexta categoria, a Bônus, mas considero uma categoria besta pois tem apenas um carro. As pistas são todas fictícias, mas com ótimas opções de traçados. Os modos de jogo dividem-se em corrida, corrida sprint, tomada de tempo e drift.
O modo online do driveclub é, para mim, o seu maior atrativo. Seus servidores, com capacidade máxima de 12 jogadores, são rápidos e sem muita "frescura", talvez até pela menor diversidade de carros e pistas. O jogador pode, inclusive, criar um clube com até 6 membros e disputar as corridas online, aumentando também a fama de seu clube e desbloqueando alguns carros extras, pinturas e adesivos de conquistas. Uma crítica ao modo online é a impossibilidade de um player criar suas próprias corridas para a comunidade.
Outro detalhe positivo do jogo é sua trilha. Envolvente e muito bem ajustada aos momentos das corridas.
Avaliação
Gosto bastante da proposta e do estilo mais casual desse jogo e principalmente da facilidade do modo online. É divertido e sem complicações, o que não significa facilidade nas corridas, afinal você estará correndo contra outras pessoinhas o que torna a coisa sempre mais acirrada.
Poderia ter uma quantidade maior de carros, mas não posso negar que isso provavelmente ajude em tornar o jogo menos burocrático, principalmente no modo online.
É o tipo de jogo que você pode se divertir em apenas 20 ou 30 minutos, pois não exige tanto foco se comparado aos simuladores. Eu indico para quem curte um bom "joguinho de carro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário