Moisés - Aquarius


Aquarius - 2016
Brasil
Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Sonia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos

O filme é centrado na personagem de Sonia Braga. Crítica musical aposentada e viúva, Clara vive em um apartamento na Praia De Boa Viagem/Recife, onde criou seus três filhos e morou a maior parte de sua vida. O prédio Aquarius está quase completamente abandonado e teve seus apartamentos todos adquiridos por uma construtora que pretende erguer ali um novo empreendimento, com exceção do imóvel de Clara. E eis aí o grande "enrosco"!
É claro que a construtora a assedia e tenta de várias formas convencê-la, mas Clara é resoluta e não admite sequer pensar na hipótese. 

Bom, antes de mais nada, Sonia Braga é um monstro!!! seu personagem nos envolve e passa uma veracidade absurda. Na maior parte do filme a admiramos, mas também a julgamos. É muito legal.
Maeve Jinkings, que faz sua filha, também é muito boa. Aliás, a cena que rola uma certa reunião dos filhos com Clara, no seu apartamento, é fantástica, impossível não se emocionar.

O filme inicia em um ritmo truncado, mas a partir de uns quinze minutos a coisa anda e você nem percebe que se trata de um filme de mais de duas horas. Tem espaço para histórias do passado de Clara, referências fortes de um câncer e críticas sociais muito sutis. Tudo isso misturado ao rolo e a briga com a construtora, personificada na imagem de um jovem engenheiro arrogante e ambicioso, herdeiro de um dos donos. A tensão entre o rapaz e Clara vai aumentando, mudando de uma falsa cordialidade a dedo na cara e tudo mais.

Outro tema que tem espaço no filme é a sexualidade de uma mulher acima dos sessenta anos. Eu pessoalmente adorei a maneira como trataram e, novamente, Sonia te convence de tudo pela naturalidade. As coisas não são mascaradas ou romantizadas, é preto no branco, é cru, é triste e feliz, é real.

Parafraseando o Renatão,  o adjetivo que deixo pra esse filme é intenso!

Assim como foi também intensa a manifestação maravilhosa que o elenco fez em Cannes, contra o golpe!

E como a própria Clara fala ao sobrinho em certo momento, referindo-se ao que ele deve fazer para uma garota que conheceu: 
- "Toca Bethânia pra ela, mostra que tu é intenso!" 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário