Renato - Iverson

Sim, estou em uma vibe de documentários. Assisti no Netflix um que conta a história de um dos maiores e mais controversos jogadores da história da NBA, Allen IVERSON.




Diretor:  Zatella Beatty
Ano: 2014


O documentário mostra o surgimento do então garoto prodígio Allen Iverson, toda a sua polêmica carreira e vai até a aposentadoria do baixinho e badboy armador do 76ers.

Iverson foi um dos maiores jogadores da história da liga americana, e também, sem dúvida, um dos mais polêmicos.
Quando ainda estava na escola, já era nacionalmente conhecido por ser um grande jogador de basquete e de futebol americano. Todos sabiam que o garoto que (mostrado no filme pelo menos) era muito tranquilo e bondoso ia longe. Porém, acabou envolvido em um briga e, como era conhecido, foi preso. Há uma grande discussão que o garoto estava sendo perseguido e que era inocente.

Após um tempo na cadeia, volta aos estudos, e por fim segue sua trilha de se tornar uma lenda do basquete, mas com as problemáticas consequências de ter sido preso supostamente inocente.
O documentário mostra e compara o impacto de Iverson teve no esporte com o de Michael Jordan. Iverson foi um jogador que transcendeu as suas habilidades. Ele foi um jogador que colocou a cultura HipHop dentro de um esporte predominantemente negro, que seguia então uma cultura branca. Enquanto jogadores chegavam de terno para jogar, Iverson passou a usar trancinhas rastafári, calças largonas e joias do tamanho de uma roda de carro.

Confesso que não gostei muito do filme. Eu esperava que mostrasse todas as fraquezas e defeitos da personalidade do ex-jogador, porem me pareceu um documentário comprado, que mais passa um pano para o cara do que expõe o cara, como o documentário propõe.
Acredito que o único momento que realmente colocam o jogador com uma atitude que não foi legal, foi quando ele fez um álbum de Rap, que fazia apologia a violência e drogas. Mas é dado um argumento do tipo: Ele só queria mostrar uma realidade que vive, mas ele foi ídolo de uma geração e podia ter passado uma imagem melhor.

Eu não espero que todas as pessoas do mundo sejam sempre corretas, e todas iguais. As pessoas podem viver a vida do jeito que elas querem e ninguém tem nada a ver com isso, mesmo alguém que inevitavelmente seja um exemplo para muitos. Somente o que me incomoda é ter uma postura, e tentar mostrar ser outra depois.

Entretanto, Allen Iverson foi um dos maiores jogadores da história no seu auge. Sua relevância no esporte foi realmente gigantesca e acredito que ele tenha uma personalidade que realmente é digna de um documentário. Só achei que a abordagem tinha que ser um pouquinho diferente.



O adjetivo que deixo para esse filme é vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário