Moisés - Captain Fantastic
Captain Fantastic / Capitão Fantástico - 2016
Estados Unidos
Direção e roteiro: Matt Ross
Elenco: Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler, Steve Zahn
Vou começar colocando uma palavra que todo mundo ama usar ao definir filmes assim: excêntrico!
Meio lugar comum isso, mas dane-se, nesse caso não é que se encaixa bem?!
O personagem do Viggo "Aragorn" Mortensen vive com uma penca de filhos em uma região afastada da civilização, com mata, montanhas, rios e tudo mais que tem direito. A rotina da família é de muitos exercícios (corridas, escaladas, etc), tarefas (caça, agricultura) e leituras. Tudo sempre permeado com ideologias críticas à sociedade capitalista de consumo desenfreado (o que pode irritar as mentes mais coxinhas e limitadas, já aviso antes).
Alguns spoilers adiante, cuidado!
A mãe das crianças está internada e sofre de alguns problemas psicológicos fortes e logo no início do filme comete suicídio (apenas é citado, o que achei interessante, pois a torna fundo e nada mais). Isso abala toda a estrutura da família e os força a viajar para o velório e enterro, gerando um puta atrito com familiares. Primeiro com a irmã e cunhado de Ben (Viggo) e depois com os os sogros, onde o bagulho fica sério e o filme ganha contornos de aventura. Apenas um anexo, o cunhado, interpretado por Steve Zahn, participa pouco mas arrebenta.
Eu gostei muito da atuação do Viggo (está indicado ao Oscar), a fluidez com que leva o personagem é adorável, pois não carrega com exageros em momento algum. É um personagem intenso sem fazer caras ou grandes discursos, é apenas humano com falhas e acertos. A química da família é um dos grandes trunfos do filme e o filho mais velho, Bo (George MacKay) é ótimo. esse rapaz só fez filmes interessantes e recentemente esteve em uma série bacana, a "11.22.63".
O humanismo, o Marxismo e as diversas críticas sociais (algumas bem sutis) dão um tom delicioso ao filme e a narrativa vai envolvendo.
Gostei bastante e daria uma nota boa, caso fizéssemos isso aqui hahaha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário